quarta-feira, 1 de junho de 2016

Reflexão crítica - Permacultura

A Permacultura é acreditar na possibilidade de abundância para toda a humanidade através do uso intensivo de todos os espaços, através do aproveitamento e geração de energia, da reciclagem de todos os produtos e através da cooperação entre os homens para resolver os grandes e perigosos problemas que hoje assolam o planeta. É uma cultura que engloba métodos holísticos para actualizar e manter sistemas (jardins, vilas, aldeias e comunidades) socialmente justos e financeiramente viáveis. A Permacultura divide-se principalmente em três conceitos: Cuidar da Terra em que todos os sistemas de vida continuem e se multipliquem, porque sem a terra saudável, não conseguimos exercer os nossos princípios ou seja ter uma vida saudável, ou seja, nós só somos saudáveis se a terra for saudável e vice versa. Cuidar das Pessoas em que as mesmas tenham acesso a recursos necessários para a sua existência.

 Repartir os Excedentes onde os ecossistemas saudáveis utilizam a saída de cada elemento para nutrir os restantes, os humanos podem fazer o mesmo, partilhando os excedentes e inclusive os conhecimentos. 

Na minha opinião a permacultura traz-nos muitas vantagens porque nos ajuda a pensar na forma como estamos a viver, dá-nos soluções e possibilidades para que possamos ter um futuro mais sustentável, ou seja isto tudo vem combater contra aquilo que vivemos actualmente, como o aquecimento global, a poluição das águas, do solo, a contaminação de alimentos e a permacultura vem contribuir para o reverso dessa situação porque se queremos alimentos saudáveis temos de parar de colocar adubos e produtos químicos no solo, e mudar isso depende apenas da vontade de cada um. 

A permacultura consiste também em trabalhar com a natureza e não contra ela, hoje em dia dá para reparar no mal que fazemos aquilo que nos rodeia e que nos dá vida, com essa maldade toda causada permanentemente, acabamos por eliminar a expressão natural da natureza. Focando agora na parte que toca aos agricultores, há uma série de práticas agrícolas como os cultivos agro-florestais, produção onde se procura mais biodiversidade, saneamento básico que gere as águas que saem das casas. 

Todas estas práticas levam a que os agricultores tenham menos necessidade em procurar e trazer energias fora do sistema onde ele trabalha, com esta visão da permacultura conseguimos realizar uma manutenção mais sustentável dos recursos naturais que dispomos no nosso local. Posto isto a permacultura acaba por ser um meio pouco conhecido mas ao mesmo tempo está a ser absorvido aos poucos pelas pessoas, mas cada vez mais está a ser estudada pelos cientistas e agricultores. Seria muito bom e positivo que isto fosse uma visão presente na nossa população, porque na minha opinião é importante vermos a nossa casa, o nosso bairro como um sistema vivo e seguro, e nós temos de sentir que pertencemos a esse sistema. A permacultura oferece essa perceção e mostra-nos que todos podemos contribuir positivamente para aumentar a eficiência energética e diminuir os desperdícios, e também conseguir fazer com que essa teia de vida interligada no sistema consiga encontrar o caminho da sustentabilidade.
Casa Ecológica

Permacultura


Miguel Gil

Sem comentários:

Enviar um comentário